Livros escolares usados: 6 sítios para trocar, comprar e vender

O orçamento familiar deve comportar as despesas de educação dos mais novos; mas se estas puderem ser reduzidas, tanto melhor. Uma das formas de o conseguir é adquirir livros escolares usados.

LIVROS ESCOLARES USADOS: UMA BOA APOSTA


A generalidade das pessoas sabe onde comprar os manuais escolares, mas neste artigo, vamo-nos concentrar nos livros escolares usados, ou sem segunda mão. Adquirir manuais escolares novos é um encargo enorme para grande parte das famílias. Para muitas delas, adquirir livros escolares usados é uma opção que permite poupar bastante dinheiro. Para outras, é um princípio – o reaproveitamento de manuais escolares usados é uma forma ecológica de evitar que muitos livros em bom estado sejam desperdiçados e deitados ao lixo.

É possível encontrar-se online uma grande quantidade de pontos de venda de livros escolares usados, seja por lojas, ou por particulares. Vamos descobrir alguns sítios na web onde é possível efetuar venda, troca ou compra de livros escolares usados.

ONDE ENCONTRAR LIVROS ESCOLARES USADOS?

Vamos então descobrir onde pode encontrar os seus manuais escolares usados.

MEGA – MANUAIS ESCOLARES GRATUITOS

Dirigido e alunos do primeiro ao sexto anos, este é um projeto criado pelo Ministério da Educação para que as famílias portuguesas possam adquirir manuais escolares novos ou usados sem gastar um único tostão. Para beneficiar deste serviço, que já se encontra em funcionamento, os encarregados de educação devem registar-se na plataforma.

Conheça o projeto Mega >>

BANCO DE LIVROS

Marque a data: 22 de Setembro. Neste site, a reserva de manuais escolares termina nesse dia. Para fazer reservas, terá que efetuar registo e inserir a certidão de matrícula do aluno. Uma vez criada a conta com sucesso, poderá consultar e reservar os manuais escolares disponíveis de acordo com o ano de escolaridade e a escola. O levantamento terá que ser feito na sede do projeto, em Massamá.

Para mais informações visite o link >>

Como obter os seus manuais escolares gratuitos

BOOK IN LOOP

Trata-se de um movimento que compra e distribui livros escolares usados, colocando-os à venda a um preço reduzido. São intermediários. Nesta plataforma não há qualquer relação entre o comprador e os antigos donos dos livros. O desconto oferecido é de 60%. Mas não fica por aqui: se as pessoas contribuírem com livros escolares usados, a poupança vai até 80%. Usando este serviço, uma família que gaste cerca de 215 euros por ano em livros por cada filho, pode ver essa despesa reduzida até aos 43 euros.

 

Conheça o movimento >>

MANUAIS USADOS

Ao contrário do serviço anterior, este não é um intermediário – a relação entre vendedor e comprador é direta. A utilização do site é gratuita, e todo o processo de venda e compra é de inteira responsabilidade do vendedor e do comprador.

Conheça aqui o portal >>

REUTILIZAR – “MOVIMENTO PELA REUTILIZAÇÃO DOS LIVROS ESCOLARES”

Este é um movimento cuja missão é criar e divulgar bancos de recolha e partilha, de forma totalmente gratuita, de livros escolares usados por vários pontos do país. Cada banco, situado numa localidade específica, faz a recolha dos livros e posteriormente a entrega. Qualquer pessoa se pode inscrever como promotor de banco de recolha, cabendo-lhe a si a responsabilidade de selecionar os livros suscetíveis de serem reutilizados, e definir as suas próprias regras de funcionamento. Por sua vez, quem precisa de livros deve dirigir-se ao banco de recolha mais próximo da sua residência, e escolher os livros que lhe interessam.

Saiba mais sobre o movimento >>

 

Fonte: e-konomista.pt

Livros escolares usados: 6 sítios para trocar, comprar e vender

Teremos todo o gosto em ajudá-lo. Faça um pedido de reunião sem qualquer compromisso.

PEDIDO DE REUNIÃO