Tem até 29 de dezembro para trocar mais estas notas de escudo!

Os detentores de cinco tipos de notas de escudo, que saíram de circulação no último dia de 1997, têm até ao final desde ano, mais concretamente até ao último dia útil de 2017 (29 de dezembro), para trocar esse numerário junto das tesourarias do Banco de Portugal.

 

Cada série de notas prescreve 20 anos após terem sido retirada de circulação, pelo que as notas não podem ser trocadas por euros a partir daí. No caso das moedas, já não é possível realizar trocar.

 

O prazo para o fazer (até 31 de dezembro de 2002) foi de apenas um ano a contar da entrada em circulação do euro (1 de janeiro de 2002).

 

Um euro vale 200,482 escudos, a moeda nacional que circulou até ao final de 2001, antes de Portugal finalizar a sua completa integração na União Económica e Monetária (zona euro).

 

Segundo um destaque publicado agora no site do banco central, as notas que prescrevem ainda este ano são: nota de 10 mil escudos (quase 5 euros), com a efígie de Egas Moniz (chapa 1); notas de 5 mil escudos (quase 25 euros) com a efígie de Antero de Quental (chapa 2 e chapa 2A); nota de 2 mil escudos (quase 10 euros) com a efígie de Bartolomeu Dias (chapa 1); e nota de mil escudos com efígie de Teófilo Braga (chapa 12). Tem até 29 de dezembro para trocar por euros a nota 2 mil escudos com efígie de Bartolomeu Dias (chapa 1).

 

Na página do Banco de Portugal dedicada a este assunto pode ver as imagens, a lista completa de notas que vão expirar já este ano, bem como as que prescrevem em 2018 e 2022, respetivas datas de caducidade e como proceder para fazer a troca, caso seja o caso.

Por exemplo, a 1 de maio do ano que vem é a vez da nota de 500 escudos (quase 2,5 euros), com a efígie de Mouzinho da Silveira (chapa 12), prescrever. Esta foi retirada do mercado 20 anos antes. Neste caso, terá até 30 de abril de 2018 (uma segunda-feira) para trocá-la por euros.

O BdP refere que “as notas de escudo ainda não prescritas poderão ser trocadas nas Tesourarias do Banco de Portugal até ao dia útil anterior à data de prescrição”, mas que “na impossibilidade de troca presencial, pode enviar o numerário por correio registado, com valor declarado”, para as instalações do Banco de Portugal, no Carregado, onde os escudos trocados serão eventualmente destruídos. Há mais bilhetes de escudos que vão prescrever (vão deixar de poder ser trocados por euros), mas só em 2022.

 

Toda a informação relevante e como proceder para trocar encontra-se aqui, no site do BdP. Segundo o Banco de Portugal, os portugueses ainda terão na sua posse o equivalente a mais de 155 milhões de euros em forma de escudos.

 

No último relatório sobre a emissão monetária, o BdP dava conta de que, em 2016, “o Banco de Portugal trocou 73.018 notas de escudo de todas as denominações, no valor total de 1,1 milhões de euros” e que “no final do ano, continuavam em posse do público 19,6 milhões de notas, correspondentes a 154,7 milhões de euros”. “Um terço do valor das notas por regressar ao banco central pertencia à denominação de 5 mil escudos”.

 

 

Fonte: dinheirovivo.pt

 

Tem até 29 de dezembro para trocar mais estas notas de escudo!

Teremos todo o gosto em ajudá-lo. Faça um pedido de reunião sem qualquer compromisso.

PEDIDO DE REUNIÃO