Medidas Simplex 2018

Saiba quais são as oito novas medidas:

 

1. Parentalidade e abono de família automáticos

Terminou o tempo de espera e o preenchimento dos papéis que estão associados aos pedidos de atribuição ou de manutenção dos subsídios de parentalidade, uma vez que passarão a ser automáticos.

A comunicação entre cidadãos e a Segurança Social será nossos próximos meses agilizada e tem como objetivo que todos os apoios de licenças de maternidade ou abonos de família sejam tratados de forma automática. Com a Parentalidade + Simples o tempo de espera para o pagamento da primeira prestação também será mais reduzido. 

 

2. Faturas sem papel

Vai mudar também a relação entre contribuintes e o fisco com as faturas, uma vez que o Simplex +, em resposta às sugestões das empresas e particulares fornecidas, inclui uma medida para que seja dispensada a impressão das faturas em papel.

O objectivo é que o direito à dedução por parte do contribuinte não se perca devido à possibilidade de guardar as faturas no telemóvel. Esta pode ser identificada por um QRCode, em vez de o habitual NIF, o que permite verificar se foi ou não devidamente comunicada.

Relativamente às empresas também será mais fácil o processo de envio das faturas ao fisco (ainda que deixem de utilizar o NIF dos consumidores para avaliar se têm ou não hipótese de apagar uma fatura do sistema). Também o prazo para o fazerem será mais curto.

 

3. Quinta mais próxima

A nova versão do Simplex + também inclui a criação de uma bolsa de fornecedores agroalimentares de forma a que seja possível encurtar a distância entre o local de produção e o consumo dos produtos, garantindo assim uma maior qualidade.

Trata-se de um projeto-piloto que será operacional entre uma direção regional de agricultura e uma instituição pública.

 

4. Escola mais perto

Será criada uma plataforma que agregará informações sobre escolas localizadas em determinadas áreas de residência. Isto irá permitir às famílias saberem quais os estabelecimentos de ensino mais próximos. Ao longo do tempo os dados ficarão disponíveis.

 

5. Lola das Lojas do Cidadão

Certamente que ao chegar a uma Loja de Cidadão não sabe qual a senha que deve tirar para resolver determinado assunto.

O robot Lola fará parte das Lojas do Cidadão e tem como principal função encaminhá-lo devidamente. A Lola também irá contribuir para a redução do número de senhas que são retiradas de forma errada e das desistências.

 

6. Montra de produtos para exportação

Será criada pelo Governo uma plataforma que permitirá às empresas exporem os seus produtos online para os mercados internacionais.

Esta plataforma inclui um motor de pesquisa que pretende aumentar a eficiência e a partilha de experiências entre empresas exportadoras.

 

7. Contratação mais simples

Também será simplificada e agilizada a contratação de atividade de investigação e desenvolvimento. Para o efeito está prevista a criação de um novo enquadramento legal.

 

8. Central de marcações

As marcações online de serviços públicos também serão uma promessa da nova versão do Simplex +. Agendar online uma ida às Finanças já é possível mas objetivo é que este tipo de marcações abranjam todos os serviços públicos.

 

Fonte: dinheirovivo.pt

Medidas Simplex 2018

Teremos todo o gosto em ajudá-lo. Faça um pedido de reunião sem qualquer compromisso.

PEDIDO DE REUNIÃO